COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS ACOMPANHA PROCEDIMENTOS PARA LIBERAÇÃO DE CORPOS RETIDOS NO IML (15/02/2019)

Postado em: 19/02/2019


A Comissão de Direitos Humanos da OAB ANÁPOLIS foi acionada no último dia 15 (6ª-feira) para verificar possível irregularidade noticiada pelo perfil na rede social instagram denominado “anapolis.noticias” onde um dos familiares relatava atraso na liberação dos corpos do casal de idosos, envolvidos em um acidente no sábado anterior.

Então, na mesma data, a presidente da Comissão, Dra. DANIELLE PEREIRA NAVA acompanhada do Vice-Presidente, Dr. THARLLISON RAFAEL PEREIRA, Secretária Drª. LANA FRANCIELLE DA SILVA PEREIRA BITTENCOURT e da Dra. ANA CAROLINA MARTINS SILVA, membro diligenciaram até o IML de Anápolis, onde foram recebidos pelo seu Diretor, o Sr. PEDRO ARCANJO ROZENFELD RODRIGUES, que esclareceu que a demora noticiada se deu em razão das dificuldades de identificação dos cadáveres, esclarecendo que primeiro é tentada a identificação pelas impressões digitais; se inviável, tenta-se pela arcada dentária, o que no caso específico também não foi possível.

Assim, lançou-se mão da última opção, que é a análise de material genético das vítimas em cotejo com o de familiares. Somente tendo conseguido na terça feira (12/02), quando então enviou-se o material para Goiânia para a conclusão dos exames.

Desta forma, esclareceu-se que tal atraso não se deu por inércia do referido instituto, mas sim pelas dificuldades de identificação, visto que o IML está proibido de liberar corpos sem que haja a devida identificação, lembrando que este exame depende de máquinas e tempo para que seja realizado de forma correta.

A OAB ANÁPOLIS, através de sua Comissão de Direitos Humanos estará sempre à disposição da Sociedade.

VEJA MAIS